quinta-feira, 19 de abril de 2012

Manual Introdutório [Oficial (para criação de jogos)] do Nintendo 64

Posted by | abril 19, 2012

Estamos falando de conteúdo oficial e confidencial. Este é um site com informações valiosíssimas para programadores interessados a desenvolver jogos para o Nintendo 64 (Tradução: "Eu!"). É um manual introdutório feito pela própria Nintendo (na internet nada é 100% confiável, mas que parece oficial... parece mesmo), que explica cada parte da arquitetura do N64, inclusive do 64DD, para dar aquela ajudinha aos desenvolvedores de games da época (e por que não... de hoje?). 
Na página inicial, Mario dá as boas vindas e temos uma aba lateral de navegação por "capítulos", que vão desde a visão geral da arquitetura do N64 até funções de programação usadas para gerenciar o 64DD, que creio eu, que foram adicionadas para incentivar o desenvolvimento de softwares para o acessório.
Depois de apresentada a arquitetura geral, o site nos introduz à programação no N64, a qual é feita em  linguagem C, com varições. Explica as tais varições e como o seu jogo deve ser feito para funcionar. E mais arquitetura (não aguento mais essa palavra, hsauhs) gráfica, que inclui renderizações 2D e 3D, processos de hardware e software, uso de Frame Buffers, Cálculos de Geometria 3D, etc; Processamento de áudio; Dicas e Técnicas e até exemplos de programas (rodados pelo N64). O site ainda explica os poderosos gráficos 3D do nosso 64.
O site recebeu sua ultima atualização em março de 1999, e provavelmente está no ar desde esse período. Digo provavelmente pois ele é hospedado por um outro site: icequake.net, o qual tem um projeto que mostra a tecnologia por trás do Nintendo 64, e provavelmente (de novo) foi portado para o endereço atual.

Esse é um site fantástico! O encontrei quando estava justo procurando pelo que ele oferece. E depois de ver que ainda há pessoas que ainda se preocupam em programar para N64, tenho mais esperança de um dia criar meu próprio jogo para o "negrinho" da Nintendo.

Depois de todo esse falatório e de fatos históricos, uma notícia ruim (Ahhh, por que sempre uma notícia ruim???). Para aproveitar toda a glória do nosso Manual Introdutório, você precisa ter no mínimo uma noção de programação e muitas outras coisinhas mais, sem falar em dominar o idioma Inglês (se bem que o Google Tradutor taí para isso não é?).

Ficou louco pra ver o site e já está com raiva porque até agora eu fiquei te enrolando e não postei o link não é?
Então toma: http://n64.icequake.net/doc/n64intro/kantan/index.html (Obs: Tem umas propagandinhas chatas, é só clicar em show/hide)

É isso pessoal. É sempre bom descobrir um pedaço da história (e com isso, quem sabe futuro) do nosso 64. Melhor ainda é poder compartilhar com vocês. Até a próxima.



PS: Não se esqueçam de mandar o vídeo para o campeonato de Mario Kart. As as inscrições encerram na semana que vem, sexta dia 27/04.

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 6 )

Comentários ( 6 )

  1. Limp Bizkut escreveu:
    19 de abril de 2012 às 18:00
     

    DAT MANUAL!

    Caralho vei, espero muito que isso seja de verdade, porque tava pensando em fazer curso de programação, e eu vou finalmente poder fazer um Sonic pra 64 LOL

  2. Anônimo escreveu:
    19 de abril de 2012 às 20:49
     

    Vai q alguém passe os games de hj no N64 como assassins creed ou até PES 2012

  3. Alan Borges escreveu:
    20 de abril de 2012 às 11:31
     

    WOOOOOW, QUE RARIDADE, BROTHER!!!

    Icequake é foda!

  4. gustavo o jogador escreveu:
    20 de abril de 2012 às 14:53
     

    Caramba vou dar uma olhada ta uma época fazendo traduções para roms de n64 tomara que essa esperiencia me ajude e provavel mente vou passar jogos tipo FF:VII RE: 2 deu por que ele tambem não dara né?

  5. Anônimo escreveu:
    23 de abril de 2012 às 11:57
     

    Galera e o seguinte, eu estou em desenvolvendo um blog sobre tudo da Big N, então vou precisar de parcerias e queria muito que o blog N64 Brasil me ajudasse, no momento eu posso dar meu e-mail pessoal Paulo.ingle@live.com. Espero que vocês me ajudam. =)

  6. Thiago "ThitoGamer" escreveu:
    22 de fevereiro de 2014 às 15:54
     

    Durante todos esses anos eu fiquei me perguntando: "Qual é o real poder do Nintendo 64?". Porque, por culpa da midia, os jogos eram limitados a 64MB, 128MB e no final da vida do console 256MB... Mas o que seria possivel se os desenvolvedores daquela época tivessem os 700MB de um CD para trabalhar?

    Todo mundo sabe, pelo menos quem é curioso e fan do N64 (Como eu), que mais da metade de seu potencial era "morto" pela limitação do espaço nos cartuchos, com isso o console possuia especicações de pirar o cabeção, como os 4MB de RAM e a possibilidade de usar filtros Trilinear de textura, mas você era obrigado a trabalhar com texturas pequenas para não ocupar muito espaço no cartucho e no final das contas a maioria dos jogos acabavam por sair todos meia boca, pouquissimos deles tinham gráficos arrasadores como o Turok 2.

    Eu ficaria muito feliz de ver alguma equipe trabalhando em um jogo para Nintendo 64, lançando uma campanha no Kickstarter e desenvolvendo um jogo totalmente novo mas com um cartucho capaz de armazenar mais de 1GB de espaço. =)

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template